Dicas

Para lhe prestar um atendimento diferente do que o mercado de refeições coletivas normalmente oferece, a Ferri Gourmet apresenta aqui algumas dicas sobre higiene, limpeza, conservação, armazenamento e preparo dos alimentos, além de uma seção específica sobre como se ter uma alimentação mais saudável no nosso dia a dia.

Higiene e Limpeza

É fundamental manter um ambiente limpo e sempre lavar as mãos antes do contato com qualquer tipo de alimento. Seguir essas normas de higiene e limpeza é um dos principais fatores para manter as propriedades nutritivas dos alimentos. Veja algumas dicas:

Lave as mãos antes de iniciar o preparo dos alimentos e após qualquer interrupção. No caso de alimentos crus (pescados, carnes, frangos) deverá limpar as mãos sempre que for manipular outros produtos alimentícios, o que evita a contaminação cruzada (de um alimento para o outro).

Não se esquecer de lavar cuidadosamente, em água corrente, todas as frutas e vegetais que serão consumidos.

Mantenha todos os ingredientes e alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais. Esse detalhe é fundamental e evita a contaminação de microorganismos que causam doenças alimentares.

A cozinha deve sempre estar limpa, portanto, antes de iniciar o preparo faça uma vistoria e se necessário limpe a área.

Cozinhe bem os alimentos e, preferencialmente, consuma-os logo em seguida.

Evite o consumo de alimentos vendidos na rua, pois você não conhece a procedência do mesmo.

Conservação e Armazenamento

Com o objetivo de aumentar a durabilidade e manter a qualidade dos alimentos, tanto a conservação como o armazenamento, são práticas essenciais tanto na indústria, ponto de venda em casa. Confira algumas dicas:

As dependências, refrigeradas ou não, devem ser limpas constantemente. Além disso, na geladeira os alimentos devem ser conservados tampados e periodicamente deve-se retirar alimentos vencidos.

A dispensa deve estar totalmente esvaziada e limpa com pano úmido, detergente, álcool e em seguida pano seco. Em locais quentes, pode ser propício para o surgimento de baratas e insetos.

Conservação pelo calor: Mantenha os alimentos em temperatura ligeiramente acima da máxima, o que possibilita a multiplicação de microorganismos benéficos, o que elimina substâncias patogênicas e inativa células vegetativas. Exemplos: pasteurização e esterilização.

Conservação pelo frio: Retarda reações químicas e enzimáticas, além de inibir o crescimento e a atividade de microorganismos. Exemplos: refrigeração e congelamento.

Controle de umidade: Retira a água dos alimentos e evita a contaminação por microorganismos deteriorantes. Exemplos: Secagem natural ou desidratação.

Adição de solutos: Essa prática consiste em adicionar sal ou açúcar no alimento e tem como objetivo reter água.

Conservação por defumação: Geralmente aplicada em carnes e derivados, consiste em adição de fumaça.

Preparo de alimentos

Em muitos casos as doenças causadas através da alimentação podem estar associadas ao preparo dos alimentos, e não ao que se come. Veja algumas dicas para evitar tais problemas e ainda garantir uma alimentação mais saudável e saborosa:

Informe-se sobre o preparo indicado para cada tipo de alimento (ovos, leite, carnes, aves, vegetais etc.).

Se estiver doente, ou com cortes e / ou machucados nas mãos, não prepare alimentos.

Não se esqueça de sempre lavar as mãos após utilizar o banheiro, assoar o nariz e manusear alimentos crus.

Prenda os cabelos.

Lave bem todos os utensílios que irá utilizar ao preparar os alimentos. E não utilize os mesmos que você usou em alimentos crus.

Descongele os alimentos dentro da geladeira.

Utilize alimentos armazenados em locais limpos e secos e observe o prazo de validade dos mesmos. Utilize óleo de oliva no preparo de saladas, pois este contém gorduras monoinsaturadas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Alimentação

Uma vida saudável é consequencia, entre outros fatores, de uma alimentação equilibrada e de acordo com suas necessidades. Conheça algumas dicas:

São recomendadas, no máximo três refeições por dia em horários fixos.

Caso sinta fome durante os intervalos, coma frutas críticas ou tome sucos naturais.

Alimente-se com calma e mastigue bem as refeições.

É indicado durante as refeições que você não leia ou assista Tv.

Consuma frutas, legumes frescos e verduras, pois são ricos em vitaminas e fibras.

Evite o consumo de frituras e dê preferência a alimentos grelhados, assados, etc.

Pães, massas e biscoitos são importantes fontes de energia, mas não abuse.

Substitua molhos à base de maionese e creme de leite por iogurte ou molho vinagrete.

Pães integrais são ricos em fibras e em vitaminas do complexo B.

Carnes são ricas em ferros, vitaminas e aminoácidos essenciais, porém, dê preferência às carnes magras.

Sal e açúcar devem ser consumidos com moderação.

Modere no consumo de bebidas alcoólicas.